Creche 1

A vida na Creche 1 é marcada pelo movimento.

Movimentar-se para as crianças é comunicar, expressar-se, interagir com o mundo. É uma forma de linguagem e uma forma de explorar o mundo e o próprio corpo, os seus limites e as suas possibilidades

O andar é um novo patamar alcançado pela criança, em que ela toma consciência das suas capacidades de movimentação, possibilitando-lhe descobrir um novo mundo.

Esta idade é ainda marcada pela alimentação constituída por alimentos sólidos e a descoberta de novos alimentos e texturas, pelo desenvolvimento da consciência pela higiene e pelo desenvolvimento da curiosidade e da descoberta.

Na Creche 1 a criança começa a socializar com os pares, aprende o conceito de partilha e de amigo, e descobre que no seu mundo fazem parte muitas pessoas iguais a si.

Na Creche 1 ajudamos a criança, que até aqui era bebé, a crescer. A crescer de forma saudável, com desejo de aprender, com vontade de explorar e descobrir mais além.

Na Creche 1 permitimos que as crianças sejam crianças!

Creche 2

Na Creche 2 cada criança é vista como ser único e individual, respeitando assim o seu ritmo.

É nesta valência que se promove a socialização através das diferentes situações educativas, como rotinas, experiências e descobertas significativas, bem como é nesta valência que a criança se estrutura como ser humano e faz bastantes aquisições, num curto espaço de tempo. Nesta fase as crianças criam e aceitam rotinas. A repetição diária dá-lhes pontos de referência estáveis. A sucessão de atividades na mesma ordem contribui para dar às crianças segurança. O facto de as crianças anteciparem e preverem o que acontecerá depois, faz com que se sintam cada vez mais seguros e tranquilos na escola.

No entanto, procuram sempre novos desafios. Assim, vão desenvolvendo também a construção do espaço e do tempo, sem os relacionarem.

Nesta idade a alegria começa a ter uma expressão social mais abrangente que o sorriso.

As ditas “birras” não deixam de acontecer, continuam frequentes, normais e com bastante relevância, para o desenvolvimento das crianças

É nesta altura que é desenvolvida a aprendizagem do sentimento de frustração.

A fase dos dois anos, como se pode constatar é muito rica e cheia de aquisições fundamentais para o desenvolvimento da criança.

Neste sentido, é função da equipa pedagógica em colaboração com as famílias dar oportunidades, experiências, liberdade e apoiar a crianças nas suas escolhas, em prol de um crescimento harmonioso.